JavaZOOM Web Site
Applets !
Open projects
Services
Links
About JavaZOOM

Multiple Ads System
J-Ads 2.1 Applet

Any Question ?
Try our Forums !

[English Translation]

Aqui está o jChatBox 2.6, a aplicação de chat em JSP. Os componentes do lado servidor estão implementados 100% em Servlets/JSP. O lado cliente pode ser em HTML/CSS/Javascript, Applet, Flash ou Aplicação. O usuário do sistema pode abrir e controlar múltiplas salas de chat. Os moderadores podem gerenciar usuários (listar, banir, remover), gerenciar listas negras, gerar registros, fazer backup e aplicar parâmetros nas salas de chat como número máximo de usuários, idioma, filtros, performance, ... Salas de chat são facilmente customizáveis graças aos skins. Elas podem ser aperfeiçoadas pelos designers ou programadores através da API do jChatBox. E mais, o jChatBox está pronto para XML graças ao serviço XML Connector.
Uma seção de Add-Ons está disponível também com ferramentas como filtro smiley, autenticação em banco de dados, skin chinês, autenticação LDAP, cliente Flash e XMLTranscriptor.

jChatBox 2.5 ! DEMO


 Descrição Não Técnica Descrição Técnica  Download
 Documentação & Guias Demonstração On-line Add-Ons


Descrição Não Técnica : Servidor Chat   

  • Painel de Administração :
    Acesso protegido com Login/Senha. A senha é criptografada em um arquivo config.
    Uma página web para abrir a sala de chat.
    Uma página web para adicionar/remover/atualizar moderadores.
    Uma página web para atualizar/fechar/monitorar salas de chat.
    Uma página web para fazer backup de salas de chat.
    Uma página web para gerenciar parâmetros do jChatBox.
  • Múltiplas salas de chat :
    jChatBox suporta múltiplas salas de chat. Você pode abrir, fechar, atualizar, registrar, fazer backup, monitorar usuários e compor uma lista negra para cada sala de chat também.
  • Besonderheiten der Chaträume :
    Os parâmetros da sala de chat: nome, assunto, número máximo de usuários, mensagens privadas (permitidas ou não), modo de visualização (frames, applet, flash), modelo de atualização (forma que os clientes são sincronizados), filtros (Filtro HTML para prevenir ataques de scripting e Filtro URL para converter http://...... em hyperlink no conteúdo da sala de chat) e moderadores.
  • Comandos :
    Usuários podem executar comandos nas mensagens de chat (e.g. /help, /time, /kick ...). Esta característica é útil para moderadores. Veja "Guia do Usuário" para todos os comandos.
  • Gerência de Usuários :
    Moderadores podem listar usuários por sala de chat. Eles podem banir (definitivamente) ou remover (temporariamente) alguns usuários. Usuários removidos podem ser transferidos para uma lista negra que pode ser limpa. Os moderadores são identificados (apelidos), mas não são autenticados.
  • Gerência de Sistema :
    O usuário de sistema pode modificar pastas de log, nome de arquivo de backup, login, senha, timeout de usuários, nome do arquivo de licença e outros parâmetros avançados. O backup da sala de chat é feito automaticamente no encerramento do servlet engine. As salas de chat são automaticamente reabertas no reinicio do servlet engine.


Descrição Não Técnica : Clientes de Chat   

  • Clientes :
    Basicamente, o jChatBox fornece 4 skins HTML/Javascript : Multilínguas , clássico (skin simples de texto), mIRC (look and feel do mIRC), j-TV (skin gráfico). Também inclui 4 skins Applet (Multilíngua, extremeSUN, Manga e Comics). Os clientes podem ser Flash5&6 ou Aplicação Java também.
  • API jChatBox :
    jChatBox fornece uma API para permitir que programadores/designers implementem seus clientes próprios (HTML/Applet/Flash/Aplicação) com seu próprio design. Os programadores podem implementar os Filtros e Registros do jChatBox a partir das implementações padrões.

Descrição Técnica: Servidor Chat   

  • Software :
    jChatBox NECESSITA de um engine JSP 1.0/Servlets 2.1 para ser executado
    jChatBox necessita de uma JVM 1.2 ou superior para ser executado
    jChatBox foi validado sob o Tomcat 3.1, Tomcat 3.2.x, Tomcat 4.0.x, Tomcat 4.1.x, Tomcat 5, Resin 1.2.3, Resin 2.1.x, JRun 3.x, JRun4, WebLogic 5.1, WebLogic 6.x, WebLogic 7.0, ServletExec 3.1, SunONE 7.0, Orion 1.5.2, Websphere 3.5.3, Websphere 4.0.x, Websphere 5.0. No entanto, ele deve funcionar sob qualquer engine JSP1.0/Servlets 2.1 (ou superior). Note que a maioria dos engines podem ser plugados em servidores web (Apache, IIS, NES, ...). Como Java é "Escreva uma vez, Rode em qualquer lugar", jChatBox funciona sob qualquer SO que suporte Java 2 (Win32, Solaris, Linux, MAC, ...)
  • Instalação :
    Para instalar o jChatBox, você deve copiar dois arquivos jar no seu engine JSP/Servlet. Então, é necessário selecionar um cliente (HTML, Applet, Flash) e copiar os arquivos JSP para o servidor web. Finalmente, copie os arquivos de configuração. Leia a documentação para entender melhor.
  • Configuração :
    jChatBox inclui uma configuração padrão que funciona sem grandes modificações. No entanto, é necessário modificar os arquivos jchatbox.xml que está na pasta conf/ e o web.xml. Leia a documentação para entender melhor.
  • Backup :
    O backup das salas de chat é feita manualmente ou automaticamente no encerramento do engine JSP/Servlets (através da chamada do método destroy()). O arquivo de backup é serializado. As salas de chat são reabertas automaticamente no reinicio do engine JSP/Servlets (através da chamada do método init()). Nenhum banco de dados é necessário.
  • Segurança :
    Primeiramente, vamos conversar sobre protocolos. jChatBox precisa somente de HTTP. Não é necessário usar nenhum protocolo legado. jChatBox deve funcionar em toda a Internet, na sua Intranet e Extranet. Como necessita somente de HTTP, deve passar por firewalls & proxies. Segundo, vamos conversar sobre confidencialidade. Enquanto usuários convidados conversam pelo servidor JSP, não podem saber dos Endereços IP de cada um. jChatBox poderia ser rodada sobre HTTPS (exceto em modo de "buffered-frame") para que os dados pudessem ser encriptados. Terceiro, o painel de Administração é protegido por login/senha. A senha não é armazenada como texto puro. jChatBox armazena o seu valor hash MD5. A URL de Adminstração pode ser modificada por um usuário do SISTEMA.
    Finalmente, jChatBox fornece um filtro HTML para previnir ataques de scripting entre usuários convidados. Mais adiante, usuários de SISTEMA e MODERADORES podem banir/remover qualquer usuário em qualquer momento.
  • XML :
    jChatBox está pronto para XML.
    Qualquer cliente, que pode ser local ou remoto, se comunica com o serviço jChatBox XMLConnector através de HTTP. O cliente envia requisições HTTP GET/POST para receber informações das salas de chat, para fazer login/logout e para conversar. O XMLConnector retorna respostas formatadas em XML padrão que serão processadas pelo cliente.
    Basicamente, o cliente precisa de um parser XML para processar as respostas. O Flash5 inclui um bom parser. Para APPLETS, é possível usar parsers pequenos como o NanoXML, MinML... Mais adiante, o cliente pode usar um processador XSLT se a apresentação estiver baseada em stylesheets XSL.

  • Misc :
    A lógica de negócios é implementada em JavaBeans.
    A configuração XML é baseada no parser Xerces.

Descrição Técnica : Clientes do Chat  

  • Clientes :
    Cookies são necessários para rastreamento de sessão. Você pode encontrar problemas se estiver usando URL Rewriting por causa da tag Meta conflitante REFRESH. Os clientes podem ser HTML/CSS/Javascript, Applet, Flash5 ou uma aplicação standalone Java. Skins HTML/CSS/Javascript, Applet são fornecidas no jChatBox e foram validadas sob IE 4.x, IE5.x, IE6.x, Netscape 4.x, Netscape 6.x, Netscape 7.x e Mozilla 1.x.
    Um conector JSP para Applets, aplicações Java e Flash está disponível ! Veja a documentação do Conector XML do jChatBox incluído no pacote para download.

  • API do jChatBox :
    jChatBox fornece uma API para que programadores/designers implementem seus clientes próprios (HTML/Applet/Flash/Aplicação), seus filtros próprios e seus próprios designs. Os skins jChatBox já implementam tanto o display "top-bottom" como o "bottom-top".

Download :

Download do jChatBox v2.6  pacote completo (1.9 MB)
(JSP + Binários + Documentação + API)

  Inglês Espanhol
V2.6  [zip]  [tar.gz]  [war|ear] N/A

 

 

[News]

[Applets]

[Servlets]

[Services]

[Projects]

[Links]

[About]
 

 

Java is a trademark of Sun Microsystems,Inc. All other company and/or product names are the property of their respective owners.